sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A organização da cozinha

A maioria das pessoas, passa bastante tempo na cozinha. É importantíssimo, a cozinha ser bem organizada e arrumada, para que todo o tempo lá passado, seja aproveitável e o mais agradável possível. Há alguns factores que podem ajudar a tornar tudo isso possível.

  

1. A organização do espaço:

A cozinha deve ser bem organizada,de forma simples, onde se consiga movimentar e circular com facilidade. Se a cozinha for pequena, torna-se ainda mais importante o factor da organização do espaço, por limitar a circulação. A zona de trabalho deve ser estruturada em forma de triângulo (imagem 1) onde se incluí o lava-loiça, fogão ou forno e frigorífico. Esta é a forma mais eficiente de tornar os equipamentos perto das zonas de preparação e assim diminuir o tempo gasto entre estas áreas.

imagem 1



2.   2. As bancadas e os armários:

A parte funcional dos armários e da bancada da cozinha são determinados como a zona de trabalho. A bancada é sempre fundamental para a realização das tarefas da cozinha e os armários são onde se guardam todos os elementos que precisamos. Os armários de baixo geralmente são onde ficam os utensílios que mais usamos, e os armários de cima, guardam-se os serviços de mesa, copos etc.

As medidas que os armários e a bancada devem ter (a não ser que sejam adaptadas) são as seguintes:
 
- altura da bancada de trabalho: entre 85cm a 90cm

- profundidade da bancada: 60 cm

- comprimento dos armários maiores: 60cm

- comprimento dos armários mais pequenos: 30cm






3. Localização dos electrodomésticos

O Ideal é existir uma bancada dos dois lados do lava-loiça e do fogão. Os electrodomésticos encastráveis, hoje em dia são os mais comuns por pouparem espaço à cozinha. Muitas vezes são aplicados num armário alto, porque são mais fáceis de se chegar em termos de altura. O lava-loiça deve ficar perto da janela (se existir) e também junto à máquina de lavar a loiça de forma a se tornar muito mais prático o seu uso


4. Iluminação das bancadas:


Na cozinha não se pode contar apenas com a luz geral. Quem trabalha numa bancada o ideal é juntar a luz do tecto ou instalada em sancas (com lâmpadas florescentes) e uma luz focada sob os armários, dirigida à bancada, que podem ser lâmpadas halogenas embutidas por baixo dos armários, como mostra a imagem 3


Aqui ficam alguns exemplos de bancadas, armários com iluminação e a organização da cozinha:








Sem comentários: