quinta-feira, 8 de março de 2012

Decapê

Tenho demorado muito mais tempo do que eu pensava a fazer todos os desenhos do projecto do meu terraço...a quem vier aqui diáriamente, as minhas desculpas. Sei o quanto é chato irmos a um blog todos os dias e não haver nada de novo...bom, mas enquanto acabo os meus rascunhos e desenhos finais (que estão quase a ser postados, prometo!) conto aqui que no outro dia uma amiga minha pediu-me uma opinão sobre o que achava de uma técnica de envelher móveis, chamada decapê. Para ser sincera eu não adoro, pois gosto do aspecto pintado de fresco, do ar novinho em folha como se tivesse acabo de sair da loja.

Existem várias técnicas para imitar o efeito decapê:
A pátina vem da oxidação das tintas e superfícies da madeira, metais pela acção do tempo e da luz. Forma-se uma camada como que "queimada "e envelhecida pelo tempo. Essa imitação de envelhecimento é a pátina.

O decapê, vem de capa. Decapar. "Arrancar "camadas. Um bocado de metal, corroído pela ferrugem, é um decapê, não uma pátina. Quando se lixa essa peça, o efeito que dá a semi remoção dos resíduos e os contrastes entre as partes atacadas e não atacadas.

Aqui ficam qcinco passos muito simples para o efeito decapê:
  1. Prepara-se previamente a peça de madeira lixando-a.
  2. Pinta-se com 2 demãos de tinta branca (ou outra côr).  Deixa-se secar bem.
  3. Pinta-se a peça levemente com a 2ª cor escolhida. Deixa-se secar.
  4. Lixa-se levemente a peça para criar o efeito decapé e limpa-se bem com um pincel limpo.
  5. Por fim enverniza-se com cera liquida ou pastosa para finalizar o serviço.

Sugestão: Faça testes num bocado pequeno de madeira antes de pintar a peça inteira, para que a técnica fique perfeita.

Aqui ficam algumas imagens de móveis com estas técnica tão adorada por muitos...







 






 






 

















E por aí, já alguém usou esta técnica de envelhecer móveis?

Sem comentários: